Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / FORMAÇÃO SINDICAL

Imprimir Notícia

Inscrições abertas para Jornada de Formação Sindical

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de maio de 2017.

18/05/2017 às 12:46
SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

As múltiplas formas de dominação capitalista na contemporaneidade e as possibilidades de resistência dos trabalhadores por meio da luta sindical serão debatidas ao longo da Jornada de Formação Sindical 2017/2018.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de maio de 2017. Basta enviar seu pedido de inscrição para o email secretariageral@bancariosma3.org.br. Maiores informações pelo telefone (98)3311-3512 ou com a diretora Maria Bruzaca.

O curso é destinado à todos bancários interessados em se aprofundarem nas histórias e práticas da luta dos trabalhadores e seus usos pelas lutas populares e emancipatórias.

Organizado pela Secretaria de Formação do SEEB/MA, o curso terá um caráter extensivo e contará com 11 módulos de dois dias, divididos em encontros mensais durante doze meses. O primeiro módulo ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio próximo. Os encontros acontecerão nos sábados e domingos entre 9h e 18h, na sede da SEEB/MA em São Luís/MA.

A hospedagem, alimentação e translado dos participantes serão por conta do Sindicato nos dias de formação. O Sindicato avaliará a necessidade de creche para os bancários a partir das inscrições.

Confira a programação do curso

Módulo I – Como funciona a sociedade I

Dias 27 e 28 de maio de 2017
Conteúdo: Reflexão sobre os conceitos básicos para a compreensão da sociedade, tais como riqueza, pobreza, valor, mais valia, acumulação de riqueza, classes sociais, Estado, ideologia, estrutura e superestrutura, etc.

Módulo II – Como funciona a sociedade II
Conteúdo: compreensão da crise do capita e suas causas; trabalhar a reprodução ampliada do capital, capital constante, capital variável, produtividade, intensificação, taxa de lucro, superlucro, concorrência, monopólio, concentração, imperialismo.

Módulo III – Concepção, estrutura e prática sindical I
Conteúdo: O que é sindicato, concepções sindicais: anarquismo, corporativismo, classismo, as lutas dos trabalhadores no Brasil. O Sindicato dos Bancários do MA: história e principais lutas. O/a dirigente sindical.

Módulo IV – Relações sociais, de gênero e sexualidade
Conteúdo: O papel do sindicalismo na luta pela igualdade nas relações sociais, de gênero na sexualidade. Os conceitos de gênero e a afirmação da sexualidade. As lutas feministas e LGBT e os atravessamentos dessas questões nas relações de trabalho e na sociedade.

Módulo V – Capitalismo contemporâneo

Conteúdo: Transformações técnico-científicas e seus efeitos na organização do trabalho. Os processos de globalização. O neoliberalismo e seus efeitos na vida de trabalhadores e trabalhadoras. A produção de subjetividades e os processos de resistências.

Módulo VI – Organização do trabalho e saúde do trabalhador
Conteúdo: Trabalho e saúde, uma relação que cria e destrói. Riscos que o trabalho oferece à saúde de trabalhadores/as. Organização do trabalho e adoecimento. Análise coletiva do trabalho. OLT e resistência.

Módulo VII – Concepção, estrutura e prática sindical II
Conteúdo: As centrais sindicais no Brasil. CUT, CTB, Intersindical, Conlutas: origens, princípios, objetivos, funcionamento, estrutura, financiamento, estratégias, políticas e desafios. As tendências e as centrais sindicais. A reorganização sindical no Brasil: dilemas e possibilidades. A reforma sindical que queremos.

Módulo VIII – Gestão sindical
Conteúdo: Administração geral e gestão das instituições. A gestão sindical. Elementos da gestão: o poder, a ética e a democracia. Gestão participativa: instrumentos e mecanismos. Relações grupais. Planejamento da ação sindical. Orçamento e participação. Militância: valores, compromissos e tarefas.

Módulo IX – Racismo nas relações sociais
Conteúdo: Raça. Racismo. Preconceito e discriminação. As contribuições do povo negro na formação econômica e social do Brasil. Ações afirmativas. O que é ser negro e negra no Brasil. A luta por igualdade racial. O papel dos sindicatos na luta contra o racismo.

Módulo X – Como desenvolver uma análise de conjuntura
Conteúdo: O que é uma análise de conjuntura. Estrutura e conjuntura. Elementos para se fazer uma análise de conjuntura. Atores, cenários, correlação de forças. Os riscos de uma análise de conjuntura: superficialidade, subjetivismo, unilateralidade. Tendências, casualidade e acidente. Exercício de análise de conjuntura.

Módulo XI – Comunicação e expressão
Conteúdo: A produção da intimidação e das dificuldades de comunicação e fala. Aspectos facilitadores da fala em público e da comunicação e expressão. Exercício de inflexão da voz e dicção. Exercícios de fala em público. 

*Matéria originalmente postada em 24/04.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!