PLANTÃO / TERCEIRIZAÇÃO

Imprimir Notícia

Bradesco e Santander responderão por obrigações trabalhistas de terceirizado

09/06/2017 às 08:37
TST
A+
A-

Santander e Bradesco terão de responder subsidiariamente por obrigações trabalhistas de um vigilante de carro forte contratado por uma empresa de segurança. A decisão é da segunda turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), entendendo que ter prestado serviço para os dois bancos é o suficiente para reconhecer a responsabilidade dessas instituições sobre os direitos do terceirizado.

A decisão derruba o entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), que isentou Santander e Bradesco da responsabilidade, reformando sentença da 16ª Vara do Trabalho de São Paulo.

O TRT entendeu que não havia como responsabilizar de maneira genérica Bradesco e Santander, porque as provas apontavam que o trabalho era prestado conforme as necessidades dos dois bancos, não havendo como individualizar eventual prestação pessoal.

Já o relator do processo, ministro José Roberto Freire Pimenta, lembra que o tema é tratado pelo item IV da Súmula 331 do TST, “que nada dispõe a respeito” sobre a simultaneidade na prestação de serviços para se reconhecer ou não a responsabilidade subsidiária. A súmula é tema de debate no Supremo Tribunal Federal e, se derrubada, liberaria a terceirização irrestrita.

E reforçou que a discussão não é sobre o reconhecimento de vínculo empregatício com quaisquer dos bancos, mas sua responsabilidade subsidiária pelos créditos trabalhistas do terceirizado, rejeitando o argumento da defesa de que as entidades financeiras deveriam responder apenas pelo tempo trabalhado para cada tomador de serviço.

“Deve-se concluir que a responsabilidade deve ser estabelecida observando-se o período de vigência do contrato celebrado entre a empresa prestadora do serviço de transporte de valores e as empresas tomadoras desses serviços, os bancos”, concluiu José Roberto. A decisão foi unânime. 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
GALERIA
Fotos | 05/10/2017

Passeata em defesa das empresas públicas

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.