EM FOCO / CONVITE

Imprimir Notícia

I Seminário de Comunicação Popular será realizado em São Luís

O evento será realizado no Auditório Central da UFMA - Campus Bacanga, nos dias 24 e 25/10.

09/10/2017 às 11:34
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA convida todos para o I Seminário “Comunicação e Poder no Maranhão”, organizado pelo jornal Vias de Fato. O evento será realizado no Auditório Central da UFMA-Campus Bacanga, nos dias 24 e 25 de outubro e trará mesas de debate, oficinas, sorteio de livros, exposição fotográfica e exibição de filmes. O evento contará com a presença de jornalistas, sindicalistas, professores e pesquisadores locais, além de jornalistas do Núcleo Piratininga de Comunicação, do Rio de Janeiro e integrantes do Coletivo Pavio, de São Paulo.

Nas mesas, serão discutidos temas como a mídia empresarial, concentração de poder, patrocínio governamental e cooptação da imprensa; participação social, orçamento público e democratização da comunicação; além dos desafios de uma comunicação popular.

A oficina, que será realizada por integrantes do Coletivo Pavio (São Paulo), é voltada para vídeos reportagens (inclusive com o uso do celular), utilizando teorias e técnicas do cinema popular, do jornalismo de guerrilha e do documentário; com o objetivo de fortalecer o surgimento de novos comunicadores populares, ajudando a desconstruir a figura vertical do comunicador, propondo a ação audiovisual como ferramenta de mobilização e transformação social.

Para a diretora do SEEB-MA, Gerlane Pimenta, o evento é de total importância, pois ajudará a fortalecer e ampliar o debate e a produção no cenário da comunicação do Maranhão.

Os organizadores do I Seminário “Comunicação e poder no Maranhão” são o Sindicato dos Bancários, Jornal Vias de Fato, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-MA), Coletivo Nódoa, Teia de Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão, CSP-Conlutas, Blog Buliçoso, Movimento de Defesa da Ilha de São Luís, Carabina Filmes, Casa 161 (residência artística), além da Apruma.

Entre os apoiadores está o Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação (OBEEC/UFMA), além de pastorais sociais, grupos de estudos universitários, defensores dos direitos humanos, coletivos, movimentos e sindicatos.

Clique aqui para ver a programação completa

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
GALERIA
Fotos | 05/10/2017

Passeata em defesa das empresas públicas

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.