Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Imprimir Notícia

Assembleia, no dia 30/11, para decidir sobre adesão à greve geral

A greve geral ocorrerá no dia 5 de dezembro, em todo o Brasil.

28/11/2017 às 11:32
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

O SEEB-MA convoca os bancários maranhenses para a assembleia geral, que será realizada nesta quinta-feira (30/11), às 18h, na sede do Sindicato, na Rua do Sol, Centro de São Luís.

O objetivo é deliberar sobre a adesão da categoria à GREVE GERAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. A paralisação ocorrerá no dia 5 de dezembro, em todo o Brasil.

Vale ressaltar que o novo texto da Reforma, apresentado pelo Governo Temer no dia 22/11, é mais um grave ataque aos trabalhadores, que, se aprovado, representará o fim do direito à aposentadoria no país.

“Os trabalhadores precisam dar uma resposta urgente a esse Governo e a esse Congresso, de maioria corrupta, que querem aprovar essa reforma impopular no próximo dia 6 de dezembro, acabando com a aposentadoria do brasileiro. Vamos à greve” – afirmou o presidente do SEEBMA, Eloy Natan.

Entenda a nova proposta de Reforma da Previdência

Em 22 de novembro o presidente Michel Temer (PMDB) ofereceu um jantar no Palácio da Alvorada, em Brasília. No banquete, o prato principal foi a aposentadoria dos brasileiros.

O governo apresentou a nova proposta de Reforma da Previdência e deu continuidade às articulações para tentar obter os votos necessários para aprovar a mudança nas regras para obtenção da aposentadoria.

Como já havia sido anunciado, o governo manteve a fixação de idade mínima para a aposentadoria em 65 anos para homens e 62 para mulheres.

O tempo de contribuição mínima para aposentadoria dos trabalhadores privados foi fixado em 15 anos, enquanto para os servidores públicos será de 25 anos.

Com 15 anos, o trabalhador se aposentará com apenas 60% da renda média de contribuição. Com 25 anos de contribuição, o servidor terá direito a 70% da renda média.

A cada período de cinco anos a mais de trabalho, o percentual do valor de aposentadoria aumenta. Assim, para se aposentar com o benefício integral serão necessários 40 anos de contribuição.

A regra de transição estabelece que o trabalhador terá de contribuir por um tempo adicional de 30% em relação ao que falta para completar 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens) de contribuição. A idade mínima será a vigente no ano em que a pessoa terminar de cumprir esse pedágio, partindo de um mínimo de 53 anos para mulheres e 55 para homens. A partir de 2020, a idade mínima subirá um ano a cada dois anos, conforme tabela, até chegar a 62 anos para mulheres em 2036 e 65 para homens em 2038.

Em resumo: a reforma da Previdência praticamente tornará impossível para a maioria dos trabalhadores brasileiros se aposentar no país.

Jogo sujo para aprovar a reforma a qualquer custo

Repetindo o mesmo “modus operandi” com que se livrou das denúncias por corrupção na Câmara, Temer intensificou nas últimas semanas o toma-lá-da-cá com partidos e deputados para amarrar votos a favor da reforma da Previdência, que o governo quer ver aprovada na Câmara ainda este ano.

Como sempre vale tudo. Cargos, emendas e a barganha em torno da reforma ministerial que o governo está fazendo, loteando a direção de 17 ministérios e cargos com partidos como o PP, PSC, PRB, PSD, PR, que foram a tábua de salvação de Temer para se livrar dos processos por corrupção. É a verdadeira farra dos corruptos.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!