PLANTÃO / PLANOS DE SAÚDE

Imprimir Notícia

Planos de saúde podem ficar ainda mais caros

27/04/2018 às 10:56
A+
A-

O brasileiro sofre com diversos problemas com os planos de saúde privados, como aumentos abusivos e baixa cobertura. O SUS (Sistema Único de Saúde) sofre severos ataques do governo Temer. A população mais carente é que sofre.

O absurdo é que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estuda regulamentar a coparticipação e a cobrança de franquia em contratos de planos de saúde, instrumentos que obrigam os consumidores a pagarem por consultas e outros procedimentos médicos, além das mensalidades. As alterações devem ser apresentadas até o início do próximo semestre e a data de vigência no início de 2019.

Como o mercado de planos de saúde já utiliza a prática da franquia e da coparticipação, a ANS utiliza isto como justificativa para as mudanças. Afirma que 33% dos convênios usam os mecanismos e 50% dos beneficiários têm planos com coparticipação ou franquia.

Outro problema apontado pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) é que a franquia e a coparticipação possam ser usadas pelas operadoras como justificativas para recusar coberturas de procedimentos, sob o argumento de que o consumidor aciona o plano sem necessidade. Ainda avalia que a forma de regulação de uso pode acabar em contratos abusivos, no caso de ser cobrado tanto a franquia quanto a coparticipação.

 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!