Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

Proposta do BB para a Cassi é provocação e deve ser rejeitada

Confira o posicionamento do Sindicato dos Bancários do Maranhão sobre a Cassi.

09/07/2018 às 10:32
SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Banco do Brasil tem obrigado executivos e superintendentes a fazer reuniões com os funcionários ativos e aposentados para dizer que, se não aceitarmos a proposta dele, banco, a Cassi quebra e sofre intervenção da ANS. O banco espalha o terrorismo e apavora os associados para que estes aceitem aumentar as próprias contribuições e reduzir as contribuições do banco com a saúde de seus funcionários.

Somos contra a proposta do banco pelos seguintes motivos.

1. O BB quer aumentar definitivamente a contribuição dos associados para 4%, manter a patronal em 4,5% e depois igualar as duas, aumentando os associados até 4,5% no futuro.

2. O banco quer implantar contribuição por dependente, aumentando as despesas para quem tem filhos, esposa ou esposo. Esta proposta quebra a regra básica da Cassi, de contribuições por percentual de salário, e penaliza mais quem ganha menos. A maioria dos que têm dependentes vai pagar 8% de seu salário e não mais os 3% atuais, pois o banco propõe este percentual como teto de contribuição.

3. O banco ainda pretende aumentar o valor pago como coparticipação em consultas e exames. Na prática, quem precisa usar a Cassi frequentemente vai pagar cerca de 10% de seu salário mensalmente. Se somarmos as contribuições à Previ, Cassi, INSS, Imposto de Renda as faixas salariais mais baixas deixarão 1/3 de seu salário nestes descontos.

4. Em troca de tudo isto, o banco propõe assumir parte das despesas administrativas e “subsidiar” a contribuição por dependente para os ativos. Um subsídio que, por não ser estatutário, será retirado em seguida, se conseguir empurrar a proposta goela abaixo.

5. O BB quer alterar a governança e implantar o voto de minerva no Conselho Deliberativo, para aprovar os assuntos de seu interesse com facilidade, à revelia dos associados.

6. O banco quer passar a perna nos funcionários. Em vez de negociar com os sindicatos e entidades representativas, leva a proposta à diretoria da Cassi e dá prazo de um mês para aceitarem sua “proposta”. Lá, tem os votos dos diretores e conselheiros indicados por ele e, quem sabe, do novo diretor e conselheiros que setores da direção do banco ajudaram a eleger em abril.

7. Para aumentar a pressão, o banco divulga edital de concurso sem oferecer plano de saúde aos futuros funcionários e está se preparando para não custear a Cassi para aposentados.

8. O banco só não está levando em conta que a maioria destas propostas precisa ser aprovada pelo Corpo Social, numa votação em que a maioria dos associados precisa comparecer e, destes, 2/3 precisam votar a favor da proposta.
9. Se o banco quiser passar o trator sobre os funcionários será derrotado. Aos sindicatos e entidades restará fazer campanha contra a proposta. A direção do banco terá de aceitar a realidade: sem negociar, sem aumentar as contribuições patronais, não tem acordo.

10. A hora é de resistir à truculência do banco e rejeitar a proposta que penaliza os associados. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!