PLANTÃO / BANCO DO NORDESTE

Imprimir Notícia

Audiência discute os rumos do BNB e a valorização de seus trabalhadores

21/06/2018 às 12:02
A+
A-

Na tarde desta quarta-feira (20) foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a Audiência Pública “Fortalecimento do BNB: FNE, Desenvolvimento e Recursos Humanos”. O espaço foi resultado da articulação da AFBNB com o mandato do Deputado Estadual Nestor Bezerra (Psol-CE) para aprofundar os debates acerca do papel dos Bancos Públicos e os atuais desafios do Banco do Nordeste do Brasil.

A mesa diretora da audiência foi composta pela Presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa da Silva; pelo Deputado Estadual Renato Roseno (Psol-CE); o autor do requerimento Nestor Bezerra, além de representantes do BNB, da Associação dos Servidores do DNOCS (Assecas), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

Em sua participação, Rita Josina pontuou a importância da audiência diante do atual cenário de ataques e cortes promovidos pelo Governo e de medidas que atuam no sentido de fragilizar instituições importantes para o desenvolvimento regional como o Banco do Nordeste. Destacou ainda o grande desafio de inclusão que tem o Banco em sua atuação, a parceria com as entidades representativas dos trabalhadores e o tratamento dado aos seus funcionários no contexto da campanha salarial.

Rita Josina destacou ainda a forte atuação da AFBNB nos diversos fóruns que tratam do fortalecimento do Banco e da necessidade de uma nova política de desenvolvimento, com abertura de novas agências, melhores condições de trabalho, tecnologia e maior inserção no semiárido sob um outra lógica de eficiência, dado seu aspecto diferenciado, destacando que os resultados de uma instituição de desenvolvimento não podem ser medidos tão somente pelo viés monetário.

Um dos principais temas tratados pela Presidente foi a convocação dos concursados do certame de 2014, já que o prazo para convocação se encerra no próximo dia 4 de julho. Atualmente, 633 concursados aguardam a efetivação que esbarra em entraves burocráticos dentro do Ministério do Planejamento.

Sobre a situação dos concursados, o Diretor de Controle e Risco do BNB, Nicola Moreira afirmou que “o Banco tem tomado todas as medidas que estão ao seu alcance” e que o BNB “irá chamar para preencher todas as vagas existentes”, assegurou. O Deputado Renato Roseno se prontificou a diligenciar junto ao Ministério do Planejamento no sentido de que o prazo não seja perdido. Ainda houve destaque durante os debates para a reintegração dos demitidos da Era Byron, na perspectiva de se reparar esta injustiça que persiste dentro do BNB há vários anos.

A audiência se constituiu em mais uma vitória para a AFBNB e para os trabalhadores do Banco, já que sua realização foi resultado de diversas ações junto à casa legislativa. A Associação seguirá acompanhando de perto as principais pautas discutidas no evento e realizando novas articulações na área de atuação do BNB com vistas à aprovação de outros fóruns que discutam o fortalecimento do Banco e a valorização de seus trabalhadores. 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.