DESTAQUE / ENCONTRO CASSI

Imprimir Notícia

SEEB-MA realiza Encontro sobre a Cassi

O Encontro aconteceu no auditório da sede administrativa do SEEB-MA, no Centro de São Luís

25/07/2018 às 15:25
Adilma Araújo Ascom SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O encontro aconteceu no auditório do SEEB-MA nesta terça-feira (24/07) a fim de discutir as questões relacionadas à Caixa de Assistência dos trabalhadores na ativa e aposentados do Banco do Brasil e na perspectiva de juntos encontrarmos uma alternativa para a manutenção da Cassi.

Participaram da mesa de debates, os Diretores da Executiva do SEEB-MA, Severino Casé e Cláudia Barros, José Maria (ex-presidente do Sindicato, aposentado e atual diretor de assuntos previdenciários do SEEB-MA) e Ângelo Argondizzi, membro do Conselho Fiscal eleito da Cassi. 

A intervenção da ANS seria um problema, porém, para o Banco esse discurso é interessante, pois a ele interessa a retirada de direitos do trabalhador, através de acordos.

Se por um lado, há déficit desde 2014 na Cassi, por outro lado, os lucros do banco se mantém ao longo dos anos, o q não condiz com o seu discurso.

A proposta apresentada pelo Banco do Brasil visa tão somente repassar aos associados todo o custo financeiro necessário para recuperar a Caixa de Assistência e eximir-se da responsabilidade que tem na condição de patrocinador.

Os números na Cassi entre 1995 e 2018

Coparticipação: aumentou de 0% para 40% em 2018

Contribuição: de 1 x para 4 x 4,5 em 2018

Cobrança dependente: de 0 para cobrança por cada um

Os problemas financeiros da Cassi, refletidos nos sucessivos déficits têm diversas razões, dentre as principais está a redução da base de contribuição, devido aos baixos salários pagos pelo Banco e à má gestão, além do alto custo dos serviços médicos.

Vale lembrar que em 2016 o Banco propôs e implementou o aumento do desconto, alegando que isso ajudaria a resolver a situação da Cassi, o que claramente não aconteceu até o momento, ao contrário.

Para José Maria, “o momento pelo qual passa a Cassi, exige de todos os associados o esforço para encontrarmos alternativa que viabilize a manutenção desse patrimônio construído pelo corpo funcional do BB (ativos e aposentados)”, disse.

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!