Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CAMPANHA SALARIAL

Imprimir Notícia

Bancários rejeitam propostas e propõem novo calendário de luta

Bancários aprovaram o indicativo de greve para o dia 15/08 e a participação no "Dia do Basta".

08/08/2018 às 10:04
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Em Assembleia Geral realizada nessa terça-feira (07/08), na sede do SEEB-MA, em São Luís, os bancários rejeitaram – por unanimidade – as propostas rebaixadas da Fenaban, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que foram apresentadas, ontem, em São Paulo.

Apesar do lucro de quase R$ 80 bilhões obtido somente em 2017, os bancos ofereceram apenas a reposição da inflação para as verbas salariais da categoria (salários, vales, auxílios e PLR), sem aumento real, não garantindo, ainda, a manutenção de inúmeros direitos previstos na atual CCT. A duração do novo acordo seria de 4 (quatro) anos.

A Fenaban reafirmou, também, que os bancos pretendem contratar terceirizados e adotar a Resolução 23 da CGPAR, medida do Governo Temer que aniquilará os planos de saúde dos bancários. 

Diante disso, durante a Assembleia, os bancários maranhenses aprovaram uma contraproposta de calendário de lutas a ser apreciada pela categoria nas assembleias que ocorrerão nesta quarta-feira (08/08) em todo o país.

A contraproposta do SEEB-MA é a seguinte: nova rodada de negociação com os bancos na sexta-feira (10/08) e não no dia 17, como marcou a Fenaban; participação no “Dia do Basta”, em 10 de agosto, com retardamento da abertura das agências bancárias em 1h; e aprovação do indicativo de greve para o dia 15 de agosto (quarta-feira).

“Essa contraproposta de calendário, a nosso ver, busca garantir conquistas nesta Campanha Salarial. A categoria corre sérios riscos de perder direitos, caso deixe as negociações para muito perto do dia 31/08, data que marca o fim da vigência do nosso acordo coletivo” – avaliou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan. 

Nesta sexta-feira (10/08), o SEEB-MA participará do "Dia do Basta", que reunirá trabalhadores de todo o país em defesa do emprego, da aposentadoria e contra a retirada de direitos. Na ocasião, os bancários vão cobrar, ainda, uma proposta digna dos banqueiros, que mantenha os benefícios já adquiridos e garanta novas conquistas!

#ContraOAcordoDe4Anos!
#ContraAPropostaDeReajusteApenasPelaInflação!
#PorNenhumDireitoAMenos!
#PorMaisConquistas!
#VamosÀLuta!

Proposta da Fenaban

• Acordo de 4 (quatro) anos;
• Possibilidade de contratação de bancários terceirizados;
• Reposição da inflação para as verbas salariais, sem aumento real;
• Retirada da cláusula da CCT que possibilita o abono/compensação dos dias de greve.

Proposta do BB

• Renovação da maioria dos itens do atual ACT;
• Reposição da inflação para as verbas salariais, sem aumento real;
• Possibilidade de descomissionamento após dois ciclos avaliatórios;
• Não houve proposta sobre intervalo de almoço e parcelamento de férias;
• Protocolo de Resolução de Conflitos pode não ser renovado.

Proposta da Caixa

• Sem garantia de pagamento da PLR Social;
• Sem garantia sobre incorporação da remuneração de função;
• Reposição da inflação para as verbas salariais, sem aumento real;
• Adoção da resolução 23 da CGPAR, que exclui os aposentados atuais e futuros do Saúde Caixa; elimina a contribuição por grupo familiar; e "quebra a solidariedade” (contribuição da mesma forma, independentemente do tempo de banco e idade);
• Não contemplou direitos previstos no atual ACT, tais como: horas extraordinárias, adicional de trabalho em horário noturno, PLR social, isenção de anuidade cartão de credito, juros do cheque especial diferenciado, tarifas em conta corrente, ausências permitidas, escala de férias, jornada de trabalho, saúde caixa, suplementação do auxílio doença (licença caixa), adicional de periculosidade e insalubridade, intervalo para descanso NR 17 homologação das rescisões, GT saúde caixa, GT saúde do trabalhador, negociação permanente, incentivo a elevação por escolaridade, Incorporação REB e GT contencioso Funcef.


GALERIA DE FOTOS
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!