Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAMPANHA SALARIAL

Imprimir Notícia

Fenaban oferece 8% de reajuste salarial

Bancários ressaltam que a greve continua, uma vez que a proposta ainda será avaliada pela categoria em todo o país.

10/10/2013 às 17:39
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto: Arlíria Frazão (Ascom/SEEB-MA)

Em rodada de negociação realizada nesta quinta-feira (10/10), em São Paulo, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste de 8% sobre as verbas salariais e de 8,5% sobre o piso dos bancários da rede privada. Pela proposta, o salário inicial passará de R$1.519,00 para R$1.648,12.  

Confira na íntegra a proposta econômica

Em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a Fenaban manteve a mesma regra do ano passado. Segundo os banqueiros, o pagamento da primeira parcela da PLR será efetuado dez dias após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A segunda será paga até o dia 3 de março de 2014.

Nas cláusulas sociais, os patrões não apresentam avanços e oferecem apenas o Vale Cultura, um dia de abono por ano aos trabalhadores, além de  maior agilidade nas respostas sobre conflitos de trabalho e a proibição do envio de mensagens de texto (SMS) para o celular do bancário cobrando o cumprimento de metas.

A Fenaban informou ainda que os ajustes dos salários deverão ocorrer até a folha de novembro, caso a proposta seja aceita pelos bancários.

Greve continua


A categoria ressalta que a greve continua, uma vez que a proposta ainda será avaliada em assembleias por todo o país. "No Maranhão, os bancários continuam mobilizados e só retornam ao trabalho quando houver avanços significativos" - ressaltou o presidente do SEEB-MA, José Maria Nascimento.

Negociações específicas

Logo após a reunião com a Fenaban, os bancários participam de negociações específicas com o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, em São Paulo. Às 15h30, é a vez do Banco da Amazônia negociar com a categoria, em Belém.

O SEEB-MA informa que não participou da negociação com o Banco do Nordeste, pois não foi convidado pelo banco. Tal atitude é digna de repúdio, uma vez que o SEEB-MA faz parte da Comissão Nacional e, até então, havia participado de todas as negociações específicas com o BNB.

Lamentavelmente, o Sindicato só tomou conhecimento da reunião, de última hora e extraoficialmente, o que impossibilitou a ida de um representante maranhense à negociação na capital paulista.

Ato Público

Nesta sexta-feira (11/10), os bancários maranhenses realizarão ato público, às 9h, em frente Caixa Econômica da Praça Deodoro, no Centro de São Luís. Vale ressaltar que a greve continua por tempo indeterminado até que as negociações se encerrem e as propostas sejam avaliadas pela categoria.

Assembleia
 

Diante do impasse nas negociações desta quinta-feira, o SEEB-MA convoca a categoria para assembleia geral que ocorrerá nesta sexta-feira (11), às 17h, na sede do Sindicato, no Centro de São Luís, para avaliação das propostas da classe patronal.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!