Banco intensificou a implantação das unidades de negócio, que não possui vigilância armada. Absurdo!
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA denuncia o descaso do Bradesco com a segurança dos bancários e dos clientes nas agências e postos de atendimento do banco, no Maranhão.
Apesar da tragédia ocorrida em agosto de 2021, na unidade de Vitória do Mearim, onde dois vigilantes foram assassinados numa tentativa de assalto, o Bradesco decidiu diminuir ainda mais a segurança de seus estabelecimentos em nome do lucro.
Na prática, o banco intensificou a implantação das unidades de negócio em substituição às agências no Estado, o que representa menos funcionários para atender a população, risco de demissões e a retirada total dos vigilantes armados dos locais de trabalho.
No Maranhão, essa medida começou no interior, mas já está em vigor na unidade da Cidade Operária, em São Luís, o que tem deixado os funcionários apreensivos, também, pelo risco de perderem o emprego.
Segundo o diretor do SEEB-MA, Cláudio Costa, esse projeto do Bradesco é um absurdo, pois prioriza o lucro em detrimento da paz, da tranquilidade e da segurança dos bancários e da população.
“O Bradesco faturou mais de R$ 22 bilhões no ano passado e, agora, para aumentar ainda mais a sua lucratividade, trata com descaso a vida dos seus clientes e empregados, retirando os vigilantes das agências, o que aumenta o risco de assaltos, pois muitas sequer têm câmeras e portas detectoras de metal” – criticou.
Por sua vez, o diretor Edvaldo Castro afirmou que o SEEB-MA já está tomando as medidas cabíveis para resguardar os direitos dos empregados e para impedir que essa medida abusiva avance no Maranhão.
“Continuamos firmes na luta pela segurança e pelo emprego dos bancários do Bradesco. Além disso, já ajuizamos uma ação cobrando o pagamento de adicional de periculosidade a esses trabalhadores, haja vista que a retirada dos vigilantes acaba por transferir essa responsabilidade à categoria, o que é inadmissível” – finalizou.
Eleições de delegados(as) sindicais de 25 a 27 de novembro; participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!