Lucro de R$ 14 bilhões auferido em 2024 mostra que o banco tem totais condições de contratar mais!
Clique na foto para ampliá-la
A Caixa Econômica Federal registrou um expressivo lucro de R$ 14 bilhões em 2024, mas, paradoxalmente, possui um déficit de funcionários que compromete a saúde dos bancários e a qualidade dos serviços prestados à população.
Diante desse descaso, o SEEB-MA cobra a convocação imediata de todos os aprovados e excedentes do último concurso do banco, além da ampliação do cadastro de reserva (CR), considerando que o quadro de empregados foi reduzido pelo Programa de Demissão Voluntária realizado no ano passado.
"A escassez de pessoal impacta diretamente o atendimento à população e sobrecarrega os bancários, especialmente em cidades do Maranhão, como Santa Inês e Bacabal. Essa defasagem tem gerado um ambiente de trabalho exaustivo e prejudicado o atendimento à população" - criticou o coordenador Francisco Sousa.
Como banco público, dotado de relevante função social, a Caixa tem o dever de garantir serviços de excelência à sociedade e de assegurar condições dignas aos seus trabalhadores, de modo a cumprir a sua missão no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
"Para isso, é fundamental que a gestão do banco acelere a convocação dos concursados e amplie o CR para atingir, pelo menos de início, o quadro recomendado de 87 mil empregados, conforme orientação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Governo Federal. Mesmo assim, a luta continuará para que a Caixa contrate mais 18 mil bancários de modo que possa atender a demanda atual a contento, cumprindo seu papel com o funcionalismo e a população" - cobrou Francisco.
O SEEB-MA seguirá firme na luta pela valorização dos funcionários e pela estruturação da Caixa, com um quadro de pessoal adequado, uma gestão mais comprometida com o interesse público e, sobretudo, com qualidade no atendimento à população.
XI Congresso Bancário debate conjuntura, saúde mental e os desafios da classe trabalhadora
I Encontro dos Bancários do BNB no MA será no dia 26 de abril; participe
© 2025 SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!