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DESTAQUE / SANTANDER

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Santander é denunciado por fechar agências e precarizar atendimento

Por respeito aos bancários, aos clientes e ao povo do Maranhão: a luta continua!

23/07/2025 às 11:46
ASCOM/SEEB-MA
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O Santander foi denunciado à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) por fechar agências, demitir funcionários, terceirizar atividades essenciais e piorar o atendimento ao público, mesmo registrando lucros bilionários ano após ano.

A denúncia, protocolada por sindicatos e parlamentares, aponta que o banco está cortando custos e repassando o prejuízo à população e aos bancários, sobretudo nas regiões mais vulneráveis do país. No Maranhão, o SEEB-MA segue firme denunciando essa realidade. Nos últimos anos, seis agências foram fechadas no Estado.

O resultado dessa reestruturação são empregados demitidos e clientes forçados a buscar correspondentes bancários, que não têm os mesmos deveres dos bancos nem garantem a mesma segurança que uma agência de verdade.

"O que está acontecendo é um verdadeiro desmonte. O Santander está saindo das comunidades, enfraquecendo o atendimento e demitindo trabalhadores qualificados para economizar. Quem mais sofre com isso são os maranhenses do interior, os aposentados e os pequenos comerciantes" - afirmou o coordenador Marcelo Bastos.

Diante desse cenário, o SEEB-MA cobra providências das autoridades e reafirma seu compromisso com a defesa do emprego bancário, do bom atendimento e do direito da população maranhense a um serviço bancário digno e acessível.

Como parte dessa luta, o Sindicato está articulando uma audiência pública no Congresso Nacional para debater os impactos do desmonte promovido pelos bancos privados em todo o país. A iniciativa busca mobilizar o Parlamento para barrar os retrocessos e defender os direitos da categoria, dos clientes e usuários.

Por respeito aos bancários, aos clientes e ao povo do Maranhão: a luta continua! 

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