Na reunião, ficou definido que o SEEB-MA enviará um ofício ao banco cobrando o estabelecimento de um calendário de negociação.
Clique na foto para ampliá-la
Trabalhadores do Banco do Nordeste e diretores do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) se reuniram no sábado (31/03), na sede da entidade, na Rua do Sol, para discutir o andamento do passivo trabalhista do BNB no Maranhão.
Durante a reunião, o assessor jurídico do SEEB-MA, Dr. Antônio Nunes, e o diretor da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB), Dorisval de Lima, atualizaram as informações sobre as ações das folgas, da licença-prêmio e dos anuênios.
Após amplo debate, ficou definido que o SEEB-MA enviará um ofício ao banco cobrando responsabilidade e o estabelecimento de um calendário de negociação. “Não vamos ficar aguardando apenas os trâmites jurídicos, uma vez que a intenção explícita do banco é protelar e postergar o processo” – afirmou Dorisval de Lima.
Para o presidente do SEEB-MA, José Maria Nascimento, o Sindicato aceita negociar um acordo, desde que a proposta do banco seja satisfatória. “Não é possível fecharmos nada no patamar do que foi fechado lá no Ceará, em torno de 65%” – rechaçou o presidente.
De acordo com José Maria, o SEEB-MA não se curvará à pressão do banco, embora entenda a ansiedade dos bancários. “Não podemos resolver o passivo entregando os direitos já garantidos na Justiça. Não devemos abrir mão destas conquistas em troca de um acordo rebaixado. O correto é o restabelecimento desses direitos de forma integral” – avaliou o presidente.
O assessor jurídico do SEEB-MA, Dr. Antônio Nunes, explicou que o atraso no andamento do processo, neste momento, se deu em virtude da longa greve do Judiciário ocorrida no ano passado. No entanto, o advogado afirmou que o Sindicato tem sido diligente em suas ações.
“Estamos fazendo todos os encaminhamentos jurídicos no sentido de transformar a sentença judicial [favorável aos bancários do Maranhão] no efetivo recebimento dos valores devidos pelo banco” – explicou.
A partir de agora, o Sindicato irá intensificar ainda mais a interação com os beneficiários das ações a fim de mantê-los informados sobre os avanços do processo. Em breve, a página especial sobre o Passivo Trabalhista do BNB será reformulada no site do SEEB-MA.
Clique aqui e faça o download do informativo distribuído na reunião.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!