Banco anunciou a liquidação dos planos BD e Amazon Vida. SEEB-MA esclareceu que o anúncio não passa de uma manobra descabida para afligir vinculados.
Clique na foto para ampliá-la
Em reunião realizada nesta quarta-feira (27/03), na sede do SEEB-MA, em São Luís, os empregados da ativa do Banco da Amazônia esclareceram suas dúvidas sobre a liquidação dos planos de previdência BD e Amazon Vida.
O assessor jurídico do SEEB-MA, Antônio Nunes, tranquilizou os vinculados e assegurou que a liquidação dos planos é descabida, pois a lei fala em liquidação da caixa de previdência e não de planos específicos.
Vale ressaltar que, em ação vitoriosa ajuizada pelo SEEB-MA na Justiça do Trabalho, o Banco da Amazônia foi condenado, em caráter definitivo, a responder pelo déficit da CAPAF, o que garante a viabilidade do plano BD.
Relembre o que determinou a decisão judicial em favor do SEEB-MA (processo 01164-2001-001-16-00-2-ROS), “... o déficit apontado pela 1ª reclamada [CAPAF] fica a cargo exclusivo do patrocinador [BASA].”
Durante a reunião, os bancários estranharam o anúncio da liquidação do Amazon Vida. Afinal, esse plano foi vendido pelo banco como uma maravilha para os trabalhadores. Agora, passados dez anos de sua criação, o plano vai ser liquidado? “O que houve? O Amazon Vida foi uma mentira do banco?” – questionaram.
Diante do posicionamento consolidado da Justiça, só cabe ao BASA respeitar os trabalhadores, acatar a decisão judicial e parar com as tentativas de amedrontar os beneficiários da CAPAF.
Após a reunião, os bancários reafirmaram que não migrarão para o novo plano do banco, pois estão convictos de que migrar significa entregar direitos.
O SEEB-MA reafirma que está atento aos ataques do BASA e tomará as medidas cabíveis para resguardar os direitos dos bancários.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!