Mesmo apresentando uma alta lucratividade no Brasil, o descaso do Santander com bancários e com seus clientes colocou o banco no topo do ranking de reclamações do Banco Central no primeiro trimestre de 2019, apresentado no dia 16 de abril do mesmo ano.Vale ressaltar que, em 2018, o Santander obteve um lucro de mais de 12 bilhões de reais.
O índice traz o Santander na liderança, seguido de Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Banco do Brasil.
A liderança era esperada, visto os rumos decididos pela atual gestão do Santander, que inclui a redução de custos nos ambientes de trabalho com aluguéis e café, por exemplo, e a precarização das condições de trabalho. A transferência dos correntistas das agências físicas para as digitais, especialmente dos clientes que possuem faixa de renda até R$ 4 mil, também impacta nas reclamações.
Lembrando: As reclamações sobre os serviços oferecidos por essas instituições ajudam no processo de regulação e fiscalização do sistema financeiro. Por isso, é importante denunciar ao Banco Central, por telefone, através do número 145 e ao Procom Estadual.
Eleições de delegados(as) sindicais de 25 a 27 de novembro; participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!