O Itaú é o maior banco privado do país e, ao que tudo indica, não pretende deixar esse posto tão cedo. O lucro acumulado da empresa no primeiro semestre de 2019 foi de R$ 13,87 bilhões, sendo que R$ 7 bilhões foram alcançados apenas no último trimestre.
Entretanto, mesmo com os lucros exorbitantes, o Itaú segue com uma política agressiva de cortes de postos de trabalho. No mesmo dia em que divulgou o balanço semestral, o banco anunciou um PDV (Programa de Desligamento Voluntário).
Vale ressaltar que, somente no primeiro mês deste ano, o Itaú já havia desligado mais de 660 empregados. Porém, o objetivo do banco é realizar novas demissões e fechar mais agências, com a desculpa de que os clientes estão utilizando mais os serviços digitais.
Para o SEEB-MA, o PDV do Itaú é uma medida preocupante, pois além de cortar empregos, sobrecarregará os poucos bancários que continuam nas agências, precarizando, sobretudo, as condições de trabalho da categoria e o atendimento aos clientes e usuários do banco.
Eleições de delegados(as) sindicais de 25 a 27 de novembro; participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!