Se o banco não parar com esses abusos, o Sindicato paralisará agências do Santander no Maranhão.
Clique na foto para ampliá-la
Em novo ofício encaminhado à Direção do Santander nesta quarta-feira (05/08), o SEEB-MA voltou a denunciar a cobrança abusiva de metas por parte de gerentes gerais do banco, no Maranhão.
Vale ressaltar que o Sindicato já havia cobrado providências ao Setor de Relações Sindicais do Santander, em São Paulo, bem como à Gerência Regional, no Maranhão, na pessoa da superintendente Gilneide Machado. Porém, após breve pausa, as cobranças voltaram ainda mais fortes.
De acordo com as novas denúncias, os gestores têm pressionado os bancários diariamente, fora horário de expediente, exigindo resultados cada vez maiores, inclusive, através de mensagens nos telefones pessoais dos empregados, o que é inaceitável.
Diante desses abusos, o SEEB-MA solicitou, no documento, a suspensão da cobrança de metas por parte do Santander, bem como a mitigação das avaliações de desempenho, a fim de não causar prejuízos à carreira dos bancários enquanto durar a pandemia.
“Afinal, vivemos um momento atípico. Se antes, em razão dessa política assediadora dos bancos, muitos trabalhadores já estavam doentes e afastados, agora, com a pandemia, essa situação piorou, com muitos bancários contaminados com a Covid-19 ou com medo da doença. Por isso, não há como exigir metas, uma vez que essa crise afetou a renda das pessoas, a rotina de trabalho e a economia do país” – afirmou o diretor do SEEB-MA, Marcelo Bastos.
Caso os gerentes gerais, inclusive os reincidentes, não se abstenham de cobrar metas fora do expediente e nos telefones pessoais dos bancários, o Sindicato protocolará denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) e começará a realizar paralisações nas agências do Santander, em todo o Maranhão. Vamos à luta!
Eleições de delegados(as) sindicais de 25 a 27 de novembro; participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!