SEEB-MA busca um desfecho rápido com a garantia dos benefícios dos associados da CAPAF e preservação do BASA.
Clique na foto para ampliá-la
Na tarde desta terça-feira, dia 09 de abril, o diretor do SEEB-MA, Raimundo Nonato Costa, e o assessor jurídico da entidade, Antônio Nunes, se reuniram com o diretor do BASA, Antonio Carlos Lima Borges, e os advogados Marçal Marcelino da Silva Neto e Silas Araújo Lima, no prédio da Justiça do Trabalho, em São Luis.
Na ocasião, os representantes do Sindicato expuseram aos representantes do Banco a disposição em buscar uma solução conciliatória para a execução do Processo 1164/2001 da 1ª Vara do Trabalho, buscando um desfecho rápido e que garanta os benefícios dos associados da CAPAF e que preserve o BASA.
Na avaliação dos representantes sindicais, tanto o direito dos bancários e ex-bancários, quanto os interesses do Banco podem ser harmonizados pela via negocial e, principalmente, a conciliação evita a liquidação do Plano de Beneficio Definido e preserva os benefícios dos vinculados ao referido plano.
Os representantes do BASA foram procurados assim que terminou a audiência com o juiz do referido processo, onde pediram a suspensão do mandado de citação e penhora e realização de perícia atuarial para apuração do valor do déficit.
A assessoria jurídica do Sindicato já se manifestou nos autos sobre o pleito empresarial e, inclusive apresentou o Balanço Patrimonial do BASA de 2012 onde consta o déficit da CAPAF na ordem de R$ 984 milhões para o Plano BD, não havendo necessidade, portanto, de qualquer perícia, sem contar o fato de que, no prazo estabelecido para apresentação dos seus artigos de liquidação, o BASA não apresentou nenhum cálculo.
Aguardamos uma resposta rápida e positiva do BASA para o fim da demanda.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!